O medo de dirigir assola muitos brasileiros, mas o que impressiona é que uma boa parcela dessa população já tem carteira de habilitação. Sim, mesmo aprovados nos exames requeridos pelo DETRAN, muitos motoristas não exercem a prática, pois o medo de dirigir nas pistas, estradas, rodovias, avenidas ou até mesmo em ruas comuns, acaba criando um bloqueio que os impede de sair até mesmo da própria garagem.
Seja por trauma de acidentes, por insegurança, ansiedade ou até mesmo um nível de estresse muito alto, não é tão simples quanto parece perder o medo de dirigir, muitos dizem que apenas falta prática, mas a verdade é que o problema pode ser muito mais sério. Por isso, separamos 5 dicas para você que não consegue pegar no volante, mas deseja vencer essa situação:
Para algumas pessoas, ter alguém no banco do passageiro acompanhando o percurso, causa uma sensação de segurança, especialmente se a outra pessoa for um motorista experiente. É importante evitar conversas paralelas que tirem a atenção do motorista, mas dicas sempre são muito bem vindas.
As trocas de mensagens via Whatsapp não são recomendadas para nenhum motorista, nem mesmo o mais experiente, afinal, pode colocar em jogo a vida não só dele, como de outros motoristas que estão pelas ruas. A dica também vale para quem tem medo de dirigir: inicialmente evite seu smartphone e também música muito alta no rádio; além de tirar a atenção, a música pode inibir sons externos importantes, como uma buzina, por exemplo.
Horários de pico são estressantes para qualquer motorista: muitos carros, trânsito, buzinas e faróis vermelhos intermináveis, e para quem está tentando perder o medo de dirigir, podem ser um excelente agravante para que o motorista se sinta ainda mais pressionado ao volante. Por isso, se você está começando a dirigir sozinho, dê preferência a horários mais tranquilos, ruas mais vazias, locais menos movimentados, para que você possa se preocupar inteiramente com a sua adaptação.
Alguns motoristas se sentem inseguros durante a direção, enquanto outros podem sofrer crises de pânico, choro, e outros sintomas. É importante observar esse cenário e entender de fato qual nível de ajuda esse indivíduo precisa. É comum que algumas pessoas se sintam traumatizadas devido à acidentes anteriores, brigas de trânsito e outras situações onde tenham passado por algum estresse elevado. Nestes casos, o medo de dirigir só poderá ser vencido com a ajuda e acompanhamento médico.
As aulas de direção para habilitados têm sido uma excelente ajuda para os motoristas recém “formados”. Os profissionais dessa área têm a missão de fazer com que quem está no volante perca o medo de dirigir, através de aulas particulares. Mais do que instrutores de direção, se preocupam em entender seus traumas e dificuldades durante a direção, procuram tranquilizar os motoristas, incentivá-los em seus acertos e evitar qualquer reação de estresse diante de algum imprevisto. O grande objetivo das aulas de direção para habilitados que têm medo de dirigir, é fazê-los entender que o carro não é um bicho de 7 cabeças e que dirigir é mais fácil e tranquilo do que parece.
Você é um (a) desses motoristas que ainda têm medo de dirigir? Não sofra mais desse medo. Com as aulas de direção para habilitados, você ficará mais seguro e poderá dirigir tranquilamente, afinal, Dirigir é Possível!
O que você precisa saber antes de pegar estrada nesse carnaval? O carnaval é um…
O medo de dirigir é um sentimento muito comum entre as mulheres, mas existe um…
Possuir uma carteira de habilitação nem sempre significa que o condutor está 100% apto para…
É muito comum que as pessoas se confundam sobre a diferença entre as aulas de…
A Dirigir é Possível está de cara nova. Pensando em transmitir ao nosso público todo…